Depois de reformular os comandos das forças de segurança da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) voltou sua atenção para a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), promovendo 11 alterações em cargos estratégicos da pasta, publicadas nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial do Estado.
As trocas ocorrem em áreas técnicas e operacionais. Na capital, Anderson Alves Costa assumiu o posto de diretor adjunto da Penitenciária Lemos de Brito, substituindo Odilar Bandeira, que volta a ocupar uma função anteriormente designada a Jonatas Sousa de Jesus.
No setor técnico, Rubenilton Santos Silva substitui Taciano Aragão Leite na Central de Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas, e Maria Roberta Silva Caires passa a comandar a assessoria técnica, antes ocupada por Adriana Silva Souza.
No interior do estado, o Conjunto Penal de Feira de Santana também passou por mudanças. O Tenente Raimundo Queiroz de Almeida deixou o cargo de diretor adjunto, agora nas mãos de Danilo Calmon Pedrosa. Já na Superintendência de Gestão Prisional, Maurício Duarte Dias Coelho e Jeferson Oliveira Pregentino da Cruz assumem novos postos de comando.
Apesar das mudanças internas, o titular da SEAP, José Carlos Souto Filho, permanece no cargo.
As alterações indicam um reforço no controle e gestão do sistema prisional, com foco na ressocialização, organização e eficiência operacional. Fontes do governo indicam que outras reestruturações ainda podem ocorrer.
A movimentação faz parte de um conjunto de ações do Executivo estadual para reestruturar os órgãos ligados à segurança pública, melhorar os indicadores de ressocialização e aprimorar a fiscalização dentro das unidades prisionais baianas.
